FRASES PARA PENSAR E VIVER...


Toques de Sabedoria!
___________________________________________________________________________________
Após o período eleitoral, percebemos que muitos venceram o pleito por habilidades diversas. Seja empolgação, enganação, aquisição, "gastação", motivações mais nobres, ou outro fator qualquer, o fato é que os candidatos eleitos foram habilidosos em angariar os votos dos eleitores e merecem aplausos.

Agora chega a hora de mostrar suas capacidades gerenciais. Quais dos eleitos terão ATITUDE para montar equipes de trabalho profissionalizadas, mesmo enfrentando correligionários sedentos por empreguismo? Quais terão HABILIDADE para manter o apoio da base aliada, sem politizar a gestão e os destinos das cidades? Será que em nossos municípios, teremos novas administrações competentes ou apenas a alternância de linhas políticas? Ou será que os munícipes serão obrigados a mudar de novo daqui há 4 anos, pois aqueles que prometeram tudo na campanha, não conseguiriam implantar quase nada do prometido, por falta de COMPETÊNCIA dos gestores eleitos? Uma boa pista a trilhar, trata-se dos ensinamentos da chamada Nova Gestão Publica, onde estudiosos dizem que a sociedade cada vez mais exige políticas publicas e sociais comprometidas com resultados.

Aventuro-me, então, a sugerir quatro (4) reflexões aos novos gestores, sobre os destinos municipais.

Há muitas BARREIRAS a ser enfrentadas, por exemplo, a visão de alguns que cabe ao gestor público a resolver questões pessoais, individuais e até impossíveis, e neste caso, ele terá que ter sabedoria para mostrar a realidade sem desagradar a maioria.

Há OBSTÁCULOS, que precisam ser suplantados, como por exemplo, montar equipes profissionalizadas, enquanto a politicagem pressiona para a distribuição de cargos entre militantes, muitas vezes sem capacitação, e sem noção, de como captar recursos e projetos para cidade, e nem mesmo sabem como formar e gerenciar boas equipes de trabalho, para responder às demandas sociais, dentre outros.

Há ainda os DESAFIOS, que em menor escala, devem ser enfrentados cotidianamente, sendo, ao meu ver, o maior campo de trabalho dos gestores, que devem esforçar-se para dar respostas aos anseios das comunidades, onde pode-se citar: a priorização da educação de qualidade, a garantia do acesso a uma saúde resolutiva, o adequado suporte social para os que mais precisam, além do cuidado dos aspectos urbanos e estruturais da cidade, sem esquecer da necessidade de apoio a profissionalização de jovens e geração de emprego e renda para os pais de família.

Enfim, porque não citar as PRÁTICAS de respeito às pessoas e suas ideologias, a transparência, o comprometimento e a ética no trato da coisa pública. Bem, as respostas para tais reflexões serão requeridas e percebidas ao longo das AÇÕES de cada gestão, mas a data de prestação de contas é inadiável, e coincide com as próximas eleições municipais... Aos melhores, garantia de reeleição. Aos piores certeza de substituição!

Prof. Galba Freire Moita
Doutorando Gestão Pública (Univ. Coimbra)
Pastor 1ª. Igreja Batista Paracuru

0 comentários: