FRASES PARA PENSAR E VIVER...


Toques de Sabedoria!
___________________________________________________________________________________

O período de quadrilhas juninas tem sido de muita tristeza e desânimo para o Povo do Ceará. Neste período junino de 2011, noticiaram os jornais que o desembargador Francisco Darival Beserra Primo, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), decretou a prisão preventiva e o afastamento do prefeito de Senador Pompeu, do vice-prefeito, e do vice-presidente da Câmara Municipal, além de secretários, e empresários, perfazendo um total de 31 mandados de prisão. De acordo com a denúncia do Ministério Público eles cometeram, desvio de recursos públicos, pagamentos indevidos, emissão de cheques para pagamentos de empresas não idôneas que fornecem notas fiscais frias e outras condutas criminosas, causando dano de grande monta ao erário municipal.
Em nossos arraias, segundo o sitio do TJCE o Ministério Público do Estado do Ceará, através da Promotoria de Justiça da comarca de Paracuru, ingressou no dia 15 de junho, com ação civil pública de improbidade administrativa(Processo: 4584-56.2011.8.06.0140/0 ) contra a Prefeita do município, Érica de Figueiredo Der Hovannessian; o ex-Prefeito José Ribamar Barroso Batista, o seu Ribeiro, e mais 40 outras pessoas (membros da comissão de compras, advogados e alugadores de carros), sob acusação de fraude em processo licitatório para locação de veículos de uso nas diversas atividades do serviço da Prefeitura. O Ministério Público requereu que fossem aplicadas aos réus as sanções previstas do artigo 12 da Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92), como a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e devolução aos cofres públicos, equivalente aos valores dos contratos avaliados em R$ 1.719.814,00, segundo alguns canais de TV’s e jornais.
Em Paracuru a tristeza maior é que este processo é apenas um, de muitos que a gestão municipal tem se envolvido, de tal sorte que de 20 a 24 de junho os grandes jornais do Ceará insistiram em citar Paracuru em todas as LISTAS SUJAS da corrupção do Estado, inclusive na pior delas que cita 14 municípios na mira da Policia Federal, sendo Paracuru o único município do vale do Curu incluído na mal-fadada lista policial, enquanto pentecoste foi noticia por instalar um condomínio industrial e São Gonçalo tem avançado em escolas profissionalizantes e empregos do porto de Pecém. Parece que Paracuru está ficando muito para trás!
Enquanto isto, na calada da noite, Senador Pompeu registrou a fuga de um verdadeiro bonde da corrupção, onde todos os acusados sumiram em um ônibus. Parece que os Bondes da Corrupção têm carregado não apenas o dinheiro do povo, mas em Paracuru destruído a reputação desta terra do poeta Antonio Sales. Nossa cidade outrora cantada em versos e noticiada mundo a fora pela alegria de seu povo, agora figura em páginas e programas policiais, para a tristeza de muitos e o desespero de outros por não saberem até onde avançarão os tais processos. Em Paracuru, por sua vez, quase que o total dos envolvidos no citado processo (42) lota um ônibus dos grandes. Claro que na lista existem muitas pessoas que são vítimas do esquema fraudulento e caberá a investigação definir quem realmente tem culpa no cartório, ou melhor nos indícios de corrupção no processo, separando o joio do trigo.
Ao povo de Paracuru no momento sobra apenas torcer, para que os recursos voltem aos cofres públicos e que os verdadeiros culpados sejam exemplarmente punidos, pois aos agentes públicos é exigido conduta moral irretocável e capacidade gerencial para bem aplicar os recursos da população, o que pelo visto tem sido esquecido por alguns gestores e agentes públicos por eles contratados. No entanto, em 2012 a população pode escolher entre continuar vendo nossa bela Paracuru nas páginas policiais ou mudar elegendo gestores que orgulhem a população como os exemplos de São Gonçalo e Pentecoste.
O povo certamente está pensando numa renovação da vida em Paracuru, pois está cansado deste jogo de gato (que esconde o dinheiro do povo) e rato (que corroe os recursos dos cofres da prefeitura) e sempre fazem acordo para deixar a população a pão e água, dependendo de cestas básicas para não padecer. Quem sabe a comunidade não encontra pessoas sérias e competentes, e que conheçam a realidade vivida pelos mais carentes e por isto pensam igual a população humilde, e que busque saída para melhorar a vida de Paracuru, sem desviar recursos para enriquecer a si e aos amigos mais próximos, distribuindo os recursos em benefícios de todos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus onde estão as pessoas de bem desta cidade? será que todos ou a maioria tem medo da administração desmedida desta cidade? quem pode nos ajudar? segurar nossa mão? estamos entregues as moscas? a população pede socorro!!