FRASES PARA PENSAR E VIVER...


Toques de Sabedoria!
___________________________________________________________________________________
Caros Leitores, segue artigo de minha autoria publicado no Jornal Folha do Vale de Set/2011.
No último dia destas férias de julho, ouvi na praça da matriz um empresário comentando numa roda de amigos que suas empresas não podiam mais patrocinar as velas das belas jangadas de Paracuru, pois fora impedido expressamente pelo poder municipal de continuar ajudando os pescadores, inclusive tendo seu dinheiro devolvido, talvez por ordem dos mandatários. O Povo já comentava que os pré-candidatos de 2012 também haviam sido impedidos de serem convidados para festividades no município ou de ajudar escolas ou comunidades. Fala-se ainda de ambulantes, comerciantes e servidores públicos que estão sendo convocados nas caladas da noite para dar explicações se votariam na prefeita ou não, em tom ameaçador. No caso da regata do povo de Paracuru e de seus pescadores, nada falei, pois ouvi o fato apenas de longe, mas fiquei pensando quieto: pode um gestor público se apropriar das coisas do povo? E ainda: MUNICÍPIO TEM DONO? Mas ao mesmo tempo me veio a resposta. TEM SIM, SENHOR!
Na dita Republica Velha do Governo do Brasil, nos idos dos anos 1900, havia a figura dos coronéis que se achavam dono do povo e de seu destino, que dominavam as comunidades carentes e comercializavam o voto do povo em todas as eleições gerais. Hoje alguns politiqueiros fazem a mesma coisa, e se achando proprietário do povo vendem os votos dos pobres no atacado e lucram muito com isto, oferecendo em troca dentaduras, cestas básicas e festanças nas praças com bandas de qualidade duvidosa. Tais coronéis se acham donos do povo e do destino do município. Mas quem é o verdadeiro DONO DO MUNICÍPIO?
Tem outro grupo que também se acha patrão do povo de Paracuru, porque está próximo do poder e faz tudo para enganar o povo, dizendo que tudo está “às mil maravilhas”, quando jovens não tem ônibus para se profissionalizar e pais de famílias não têm emprego para trabalhar. E o pior, na maioria das vezes maltratam aqueles que reivindicam seus direitos e dos cidadãos mais humildes. Estes amigos dos poderosos coronéis e mandatários (a) da atualidade vivem dos recursos da prefeitura, mas também NÃO SÃO DONOS DO MUNICÍPIO.
Há ainda os cegos seguidores do Rei e/ou da Rainha, que como os seguidores do malfadado casal Acabe e Jezabel denunciados pela Bíblia, querem mandar até nas igrejas e nos seus líderes religiosos, buscando comprar a consciência de alguns. Sabemos que os lideres cristãos têm o papel de alertar ao povo quando há corrupção e desmando na sociedade. Estes nem são e nem jamais serão proprietários dos homens e mulheres que realmente são de Deus. Mas, há um único dono da Igreja: Jesus Cristo!
Então Paracuru e os Municípios NÃO TÊM DONO? TEM SIM, SENHOR. Pela Constituição Federal os verdadeiros proprietários dos municípios brasileiros são os seus cidadãos que neles vivem e votam. O engano está num pequeno grupo que esconde esta verdade, mentindo e ameaçando o povo de bem para que eles não descubram que A POPULAÇÃO é a verdadeira DONA DE PARACURU, e de qualquer município brasileiro, e que os agentes públicos, inclusive prefeitos (as) e secretários são apenas funcionários do Povo que os colocou à frente da prefeitura por um tempo passageiro e que vai julgá-los a cada eleição.
Outra prova de que alguns se sentem donos do Paracuru ocorreu neste sábado (27) quando o Governador estava recebendo todos os cidadãos para conversar e foi surpreendido com a Secretaria de Cidadania de Paracuru, barrando professores e alunos do CVTec de ter acesso ao colégio onde estava o gestor estadual. ALGUNS QUEREM SER DONOS DE PARACURU PELA FORÇA BRUTA.
O caso dos jovens que estão desistindo de seus sonhos de profissionalização no Centec, por conta do abandono da prefeitura de Paracuru, que lhes nega um ônibus e o direito de ir a escola, e ainda das pessoas que são impedidas de participar de eventos públicos, mostra a face autoritária de alguns prefeitos (as) e secretários (as), mas eles não devem esquecer que PARACURU TEM DONO. TEM SIM, SENHOR e em 2012 os donos irão às urnas e julgarão estes funcionários, eleitos e indicados, que se apropriaram do que é do povo, tratando a coisa da municipalidade como se fosse sua propriedade!

Pastor Galba Freire Moita, M.Sc.
Pós-Graduado em Administração Pública
Professor de Gestão e Saúde Pública

0 comentários: