FRASES PARA PENSAR E VIVER...


Toques de Sabedoria!
___________________________________________________________________________________
Confesso que fiquei atônito quando o comunicador França Junior, ao vivo, no último programa Mesa Redonda, que semanalmente vai ao ar pela radio comunitária Mar Azul de Paracuru, após as 13h15min de sabado, perguntou a diversas pessoas, e abertamente nos microfones da rádio, quem faria parte do movimento de oposição denominado de 3ª.
via e surpreendentemente ninguém apareceu, ou pelo menos não se manifestou positivamente, para identificar-se com tal movimento.

Passei então a pensar sobre tal situação, e imaginar o que levaria pessoas de um movimento outrora tão defendido que se dizia de oposição ou negar suas posições e convicções pessoais.

Lembrei-me do caso do relato bíblico de 1 Reis capitulo 19, onde o profeta Elias ao enfrentar o Rei Acabe e sua esposa Jezabel, a déspota, devidamente representados na ocasião pelos profetas de Baal, teve uma prova cabal que Deus havia aprovado sua fé, seus valores e atitudes, vencendo a grande batalha do Monte Carmelo. A história bíblica continua... e mostra que Elias inexplicavelmente fugiu em seguida e escondeu-se em uma caverna, temendo a ira do Rei e seus comparsas. Finalmente Deus liberta o profeta de seus medos e ansiedades afirmando no versículo 18 que haviam cerca de 7.000 pessoas que não tinham se dobrado a Baal. De outra forma Deus disse que ainda haviam pessoas sérias e comprometidas que Elias poderia contar e na companhia deles executar a reforma do Reino decaído pela corrupção, pela ausência da ética e dos valores morais.

Aprofundei minhas analises e pensei nas seguintes ilações:
- Estaria o povo da 3ª. via temendo por sua segurança, tal qual o profeta Elias?
- Haveria em Paracuru alguma força que representasse o Rei Acabe e sua Esposa Jezabel?
- Estariam as pessoas da 3ª Via convictas de seus valores pessoais e firmeza de atitudes ou não poderíamos comparar o caráter dos mesmos os princípios de vida do Elias da Bíblia?
- Será que ainda veremos o povo da 3ª. via fora da caverna, ou parafraseando o versículo 18 de 1 Reis, os que restaram que não dobraram os joelhos a Baal, se reorganizaram e criaram novo animo para lutar pelos seus ideais e m defesa dos menos abastados de Paracuru?

Bem, muitas são as possibilidades, mas talvez algumas boas reflexões, neste momento, seriam sobre quem representaria Baal dentro da nossa linda e afável Paracuru. Talvez uma pista fosse o poder instituído e os poderosos que escravizam as mentes dos mais simples, ou ainda, quem sabe poderia ser a fixação na tomada do poder mesmo através da corrupção do coração e da mente de alguns que estão na oposição, pensando exclusivamente em ascender ao trono com o único fim de também se locupletar...Poderiam ainda alguns lideres do movimento denominado 3ª. Via lido a alegoria do Bambu Chinês de forma invertida, que reproduzo a seguir em meu blog de forma equivocada e desrespeitado o principio de que para se chegar aos lugares altos tem que se desenvolver raízes fortes e firmeza de valores.

Finalmente, despertei de minhas reflexões e percebi que, da mesma forma do texto bíblico, ainda havia homens e mulheres, filhos – nascidos na terra ou adotados pelo povo de Paracuru - que não aceitaram e nunca aceitarão dobrar suas consciências a Baal, e que estão prontos para sair da caverna, refutando qualquer idéia de corrupção ou acordos imorais. Lideres prontos a aceitar o desafio de modificar a Nação de Paracuru – conforme expressão usual de Raimundo Nonato, filho de pescador da Boca do Poço que para sobreviver teve que rodear o mundo, mas voltou para sua terrinha e que afirma ter esperança de um Novo Paracuru que acolha seus filhos e promova a justiça social.

Prof. Galba Freire, Pr.

1 comentários:

Anônimo disse...

Esse tal movimento 3ª via, outrora tão propalado e inicialmente com algumas pessoas até bem intencionadas, não passa hoje de um projeto sem base, sem fundamento, sem rumo e sem nada a oferecer ao Paracuru e nossa gente.
Até hoje procuro o líder ou alguém que se apresente como membro, para explicar as mentiras publicadas em algumas cartas anônimas (mas em nome do movimento)e que ferem os princípios éticos e demonstram bem o que alguns do grupo fariam se chegassem ao poder (DEUS NOS LIVRE!!!)
França Junior