FRASES PARA PENSAR E VIVER...


Toques de Sabedoria!
___________________________________________________________________________________

TOQUES DE SABEDORIA-Vitoriosos Avançam Sempre

Achei legal este artigo que recebi e foi escrito por Rosabeth Moss Kanter no blog da Harvard Business Review.

Espero que meus leitores possam praticar estas 10 regras de comportamento dos vitoriosos.

Pr. Galba Freire, prof. MSc.

Após comparar atletas de diversas áreas, descobri que os vendedores possui 10 vantagens importantes criadas pelo seu histórico anterior de vitórias.

1. Bom humor
Claramente todo mundo se sente bem quando ganha, porém as emoções ficam fortes na falha.
Como as emoções afetam a performance, bom humor cria energia física e perseverança para superar obstáculos.
Enquanto perdedores usam qualquer desculpa para parar, vencedores normalmente jogam mesmo quando estão machucados, usando algum tipo de “onda vencedora”.
Cada vez mais os psicólogos descobrem que o humor é contagioso. A comemoração do vencedor se espalha, enquanto a tristeza do perdedor pode ser tóxica.

2. Presença
Não importa se falamos de futebol infantil ou da vida corporativa, perdedores desistem cedo e vencedores ficam mais tempo.
Meus estudos mostram que organizações de sucesso possuem uma taxa menor de faltas e atrasos.
Também há mais colaboração, já que pessoas que passam mais tempo juntas se sentem bem com o que alcançam. Mais tempo juntos aumenta a chance de compartilhamento de informação e mentoria.

3. Aprendizado
Perdedores ficam na defensiva e não querem ouvir sobre suas falhas, por isso evitam receber feedbacks.
Vencedores normalmente gostam de discutir seus erros e aceitam feedbacks, já que eles sabem que isso não os impede de vencer.
Como eles sabem que podem ganhar, eles enxergam o treino como uma rota para o resultado positivo e não como uma punição. Para atletas, treino faz a diferença.
A vitória normalmente é construída no domínio dos detalhes. Comparando nadadores que não se qualificaram para as Olimpíadas com os que conseguiram, vemos que excelência consiste em examinar e melhorar muitos pequenos processos e rotinas.


4. Liberdade para focar
Como todo tenista e jogador de golfe sabe, você precisa manter o olho na bola.
Perdedores normalmente ficam se punindo enquanto vencedores têm menos distrações.
Não é à toa que Tiger Woods ganhou praticamente todos os campeonatos que disputou até criar problemas na vida pessoal, que trouxeram derrotas no campo de golfe.

5. Cultura positiva de respeito mútuo
Ao fazer parte de uma equipe vencedora, fica mais fácil respeitar e ouvir os outros. Afinal, se vocês venceram juntos, todos são bons jogadores.
Vencedores mantém objetivos ambiciosos e agem de forma generosa com os outros. Perdedores normalmente colocam a culpa em alguém, criando uma cultura de apontar erros.

6. Sistemas de suporte sólidos
Atrás de todo atleta ou time de alta performance existe uma equipe de técnicos, amigos e fãs que ajudam na motivação.
A vitória aumenta o ciclo de apoiadores enquanto a derrota reduz o suporte.
Por exemplo, um time universitário que sempre perde provavelmente verá sua torcida o abandonando no meio do jogo. Quando nem a torcida acha que o time pode vencer, como os atletas podem ficar motivados?

7. Melhor exposição
Não é apenas a atenção momentânea da vitória, mas também a história favorável sobre o passado e sobre o futuro.
A vitória gera uma aura de que tudo é próspero enquanto a derrota faz com que analistas busquem fatos no passado que mostrem que a derrota futura pareça inevitável.

8. Convites para as melhores festas
Sério, vencedores são chamados para jantares com o presidente, grandes conferências e eventos. Isso dá acesso a uma rede de relacionamento que ajuda a manter o ritmo do vencedor.

9. Liberdade para treinar
Vencedores possuem maior controle sobre seus destinos. Pensamos: “Pra que mexer em time que está ganhando?”.
Perdedores normalmente recebem “ajuda” na forma de comitês, revisões constantes e outras formas de cobrança. Isso faz com que os perdedores fiquem muito tempo em reuniões de acompanhamento ao invés de ficarem treinando para melhorar sua performance.

10. Continuidade
Perca com certa frequência e cabeças vão rolar, como vemos em diversas empresas. Essa alta rotação custa tempo. Quando mais tempo se gasta substituindo as pessoas, menos tempo para executar uma estratégia. É difícil começar a ganhar enquanto a situação não está estável.
Vencedores possuem o luxo de implementar estratégias de longo prazo e fazer um bom planejamento que não muda toda hora.
Sequências de vitórias normalmente se encerram quando vencedores ficam arrogantes ou quando a concorrência fica melhor. Porém, líderes podem aproveitar as vantagens em um time vencedor para encorajar um espírito positivo, disciplina focada, respeito, atenção aos detalhes e criação de sistemas que fazem com que os sucessos anteriores aumentem a chance de sucessos no futuro.
Abraços,
Millor Machado

0 comentários: